Skip to content

Rui Macedo

Rui Macedo nasceu em Évora, em 1975. Vive e trabalha em Lisboa.

www.ruimacedo.com

www.ruialexandremacedo.blogspot.com

1. Rui Macedo, 37º 57′ 18.32” N  /  8º 52′03.30” W, 2010, vista da exposição.

2. Rui Macedo, 37º 57′ 18.32” N  /  8º 52′03.30” W, 2010, óleo s/ tela, 140×175cm.


Rui Macedo tem procurado, no seu trabalho de Pintura, explorar a possibilidade de apresentar, simultaneamente, dois modos de ver, dois espaços, duas realidades: uma hiper subjectiva e outra, constituída por relações intertextuais com espaços físicos particulares: o cultural e o artístico.

O exercício da pintura é assumido no contexto histórico pós modernista, onde as imagens produzidas provêm, essencialmente, de duas fontes: imagens preservadas pela tradição (história da arte, arte popular) e imagens que compõem o meio urbano contemporâneo (indústria, mass media).

O corpus pictórico de Rui Macedo é gerado numa fragmentação da imagem empenhada em reconstruir um sentido (outro) a partir do fragmento. Neste contexto as técnicas de sobreposição, colagem e apropriação são recorrentes.

O espaço imagético intencionalmente híbrido, de intensa recorrência repertorial (imagens iconográficas e recombinações sígnicas) é o alicerce da sua pintura. Propõe equacionar um formalismo imagético em prol de uma pura retórica da imagem, de forma a exercitar a capacidade de resistência da imagem enquanto pintura para sugerir um estilhaçamento de sentidos. Rui Macedo recorre a variadas técnicas de representação utilizadas ao longo da história da arte, como a mise en abyme e a citação porque, segundo a sua definição intertextual, são potenciadoras de situações de estranheza e anomalia do ponto de vista da construção da imagem e permitem, assim, instaurar desfasamentos espaço/temporais).

A classificação historicista das imagens em géneros artísticos – considerando a «invenção» destes géneros como uma consequência do espírito analítico do século XVI – permite e condiciona, ainda hoje a forma como se vê e constrói a imagem pictórica. A pintura que Rui Macedo apresenta nesta exposição, referencia-se, sobretudo, na «paisagem» fugindo a um sentido ilustrativo deste conceito. O género «paisagístico», caracterizado exclusivamente pela presença ou sugestão de uma linha de horizonte, é alimentado pelos mecanismos de produção de ilusão de óptica, potenciada pela escala da pintura. A «paisagem» de Rui Macedo surge como modo de direccionar historicamente para um género clássico e também como forma de fazer operar um raciocínio conceptual acerca da pertinência da resistência e desgaste dessa «paisagem», para escapar a conceitos e preconceitos que nos condicionam um olhar comum. A pintura que assim se desenvolve recorre à descontextualização dessa imagem «paisagística», que mantém reminiscências do seu sentido enquanto referência ao objecto real, mas tende para o esvaziamento deste seu sentido primeiro ao promover um processo de leitura onde o representado (paisagem) é mediação. O processo de despejo e estilhaçamento questionam a identidade e o sentido da imagem pintada. Nesta exposição, Rui Macedo apresenta uma paisagem a óleo sobre tela (140x175cm) cujo título coincide com as coordenadas GPS do Centro Cultural Emmérico Nunes. Trata-se de uma vista aérea, um mapa da cidade de Sines alterado que convida a descobrir as diferenças.

Margarida Prieto, 2010

3. Work in process de 37º 57′ 18.32” N  /  8º 52’03.30” W, 2010, óleo s/ tela, 140x175cm.
Anúncios
One Comment leave one →
  1. Helena Prieto permalink
    Fevereiro 10, 2010 10:45 pm

    Olá Rui, Muito obrigado pelo convite. Gosto imenso desta tua tela. Muito bom trabalho.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: