Skip to content

Rodrigo Bettencourt da Câmara

Rodrigo Bettencourt da Câmara nasceu em Lisboa, em 1969.

www.rodrigobettencourtdacamara.blogspot.com

http://www.rodrigobettencourtdacamara.com/

http://www.saatchi-gallery.co.uk/stuart/StudentArt/ast_id/73780

1. Rodrigo Bettencourt da Câmara, Sines, 2010. Impressão a tinta de pigmento a partir de negativo preto e branco 60x170cm (2), 60x70cm (3), 60x80cm (1), vista da exposição.


Rodrigo Bettencourt da Câmara interessa-se por lugares. Os seus registos fotográficos têm um carácter essencialmente documental porque partem justamente das mesmas premissas que definem um documento: são testemunhos onde o ic ergo sum – eu aqui agora – objectivam um acontecimento e conservam-no para o futuro.

Contudo, e de forma inesperada, os lugares que interessam a este fotografo não são os da paisagem naturalizada mas os da paisagem humanizada. Não é o espaço mas o lugar, e o termo, no caso de Rodrigo é assumido em pleno, ou seja, o lugar é sinónimo de um território de vivência humana. É o lugar enquanto espaço transformado pelos hábitos e necessidades de uma comunidade e de uma cultura. Lugares assim, congelados num tempo e que permanecem hoje como memória viva e caracterizadora desse tempo, definem-se como lugares de resistência ou não-lugares, na medida em que escapam à cartografia. São consequência de uma forma particular de esquecimento: o esquecimento por parte do que veio à posteriori, do elemento transformador.

Na recolha fotográfica de Rodrigo existe um olhar novecentista, um esquema romântico onde a contemplação, a compulsão pelo abismo e o deslumbre pelas ruínas se misturam com uma Natureza poderosa. O sentimento de sublime e toda uma imagética carregada de nostalgia informam fotografias que nos mostram lugares de resistência à passagem de um tempo que traz, inevitavelmente, alterações, transformações e mudanças na paisagem. Fotografias assim são também a evidência de um espírito-do-tempo.

Margarida Prieto, 2010

2. Rodrigo Bettencourt da Câmara, Sines, 2010, Impressão a tinta de pigmento a partir de negativo preto e branco, 60 x 170 cm.

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: