Skip to content

Ema M

EMA M (Margarida Prieto) nasceu em Torres Vedras, em 1976. Vive e trabalha em Lisboa.

www.ema-m.com

www.ema-m.blogspot.com

1. Casa Arrumada, 2010, instalação pictórica de Ema M, dimensões variáveis, óleo s/ tela.

O trabalho de Ema M tem como horizonte imagético a memória do «lugar primordial», antiquíssimo, onde se verificava a coincidência entre esse «lugar primordial» – como lugar da origem – e o lugar perfeito.

Assim, a questão em torno do «lugar» substancia-se em fontes diversas: de um lado temos os lugares míticos como o Jardim do Paraíso, a Arca de Noé, a Casa, o Jardim e a Floresta que se constituem como imaginário colectivo, latente nas obras de arte que são hoje a herança cultural europeia. De outro lado está a visão personalizada, sustentada numa investigação pessoal, académica e pictórica, que assenta na construção de uma «memória» por vir.

O trabalho de Ema M é o resultado de uma forte consciência dos movimentos da História da Arte, com particular predilecção pela Idade Média tardia ou pré Renascimento e o período de transição para o Romantismo. Esta empatia por dois momentos aparentemente tão distintos, é fundada numa característica comum, pois em ambos se procurou uma sistematização de saberes e se reequacionou o lugar do Humano relativamente a um Deus ou a uma Natureza (traduzida do grego phisis que significa a força que faz nascer e morrer e a manifestação dessa força).

Pelo desenhar, na construção de objectos, através da pintura e na fabricação de livros-pintura, a sua pulsão artística persegue «essa natureza que se esconde, que se vela,» que está na origem essencial do sagrado como aquilo que é distinto, que se separa. Esse «lugar», espaço distinto, é sugerido na imagem, pela representação, pela re-apresentação que toda a arte permite. O trabalho de Ema M encontra aqui o seu universo próprio e descobre formas de se dar a ver pela simbiose das suas intenções projectuais com outras imagens apropriadas, evocadas, nomeadas, associadas, construídas por pintores, durante séculos de História da Arte. Às perguntas sobre o Ser e a Origem da obra de arte existem tentativas de aproximação para uma resposta. Esta tentativa encontra o seu ponto nodal na origem, escolhendo «o lugar primordial» como «horizonte» de possibilização.


2. Nomes das Ruas in “Folha de Sines”, 10 de Novembro de 1925.

O projecto Casa Arrumada é um mapa metafórico de Sines, onde cada rua tem uma dupla identidade: um nome veio substituir outro, mais antigo, que continua em rumor patente no discurso do flaneur. Em exposição cada conjunto é um alinhamento de pinturas onde diferentes tipologias de casa se sucedem. O tratamento pictórico dá a ver um exercício cromático de exploração de luz e sombra. Aparentemente aleatório, cada cor implica um critério de selecção e ajuste, cada pintura-casa-caixa tem uma conjugação cromática única e participa no conjunto de casas que formam a rua onde se insere. As cinquenta pinturas-casas-caixa em exposição possibilitam montagens sempre diferentes consoante os critérios da artista: por analogia com a Cidade de Sines (quantas casas tem esta Rua, quantas igrejas, de que cor estão pintadas, qual a sua orientação no mapa), por exercício formal de tipologias e/ou por aproximação de cor. O sentido aparentemente lúdico deste projecto quer despertar a memória dos habitantes de Sines.

Margarida Prieto, 2010

3. Work in process da peça «Casa Arrumada».

4. Casa Arrumada, 2010, instalação pictórica, dimensões variáveis, óleo s/ tela.



Anúncios
2 comentários leave one →
  1. ivania gallo permalink
    Fevereiro 10, 2010 9:47 am

    Gosto muito e desejo o maior sucesso.
    Beijinho
    Ivânia

  2. Helena Prieto permalink
    Fevereiro 10, 2010 10:42 pm

    Olá Margarida,
    Gostei muito do trabalho realizado para esta exposição. É um projecto que resulta muito apelativo visulamente e que tem muito impacto.
    As fotos são sem dúvida um excelente registo para despertar a curiosidade para vistar a exposição.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: